A Eurocopa é Pop!

Antes de mais nada eu gostaria de dizer que não gosto de futebol. E não consigo aturar o fanatismo extremo dos torcedores, que para mim beira a idiotia.

Meu negócio é música, mais precisamente rock. Mas, na Eurocopa desse ano, um detalhe me chamou a atenção. Em dois jogos que eu assisti pela televisão, Itália X França e Portugal X Alemanha – esta a primeira quarta de final, ocorrida hoje – momentos antes de os jogadores entrarem em campo, os alto-falantes dos estádios despejavam em alto e bom som a música “Seven Nation Army”, hit do White Stripes. Trata-se daquele duo norte-americano que faz um rock bem garageiro e tosco, só com guitarra e bateria.

Confesso que o fato me deixou surpreso! Era bacana ouvir o povo nas arquibancadas entoando o rife (já tão conhecido) da música na base do “Ôôôôôôôôô!!!!!”.

Por alguns momentos, eu me imaginei como um dos jogadores entrando em campo ao som da música e do coro da massa. Que adrenalina! Por fim, fiz a constatação: “Seven Nation Army” é uma música perfeita para embalar jogo de futebol. E é a prova de que o futebol europeu é pop! Até na trilha sonora!

E enquanto isso, aqui embaixo nos Trópicos, ontem a nossa seleção jogou contra a Argentina, em jogo válido pelas Eliminatórias da próxima Copa do Mundo. Não bastasse o desempenho pífio do time do Dunga, antes de o jogo começar, o público assistiu o show do Jota Quest. Mais broxante, impossível. Os fãs do grupo mineiro que me perdoem. E ainda durante o intervalo do jogo o Skank estava previsto para tocar. Mas o show do grupo foi cancelado. É por essas (e muitas outras) que ultimamente tem dado desgosto assistir o futebol brasileiro.

Tags: , , , , ,

Deixe um comentário

